Valiosas Lições do Bambú



Na maioria dos países orientais, o bambu é considerado uma planta nobre e sagrada com qualidades preciosas. Ela nos ensina a lembrar nossa capacidade de enfrentar as dificuldades e temos a responsabilidade de praticar a resistência na vida diária por meio da persistência e da prática. Apesar de sua simplicidade, o bambu é uma das árvores mais resistentes do mundo. É tão durável quanto o concreto e sua tração é comparável ao aço. No entanto, não podemos apenas extrair seus usos do bambu: ele também pode espalhar lições reais, e podemos aplicar essas lições em nossa vida diária para nos tornarmos melhores, mais felizes e mais gratificantes. 


Antigas histórias japonesas mostram a grandeza desta planta. Depois de uma grande tempestade, um menino que estava de férias na casa do avô pediu que ele fosse até a varanda e perguntou:


-Vovô, venha aqui! Explique-me como esta figueira, uma figueira densa, foi varrida pela chuva, e este bambu fino e fraco ainda está de pé? Seu avô respondeu: -Filho, o bambu ainda está de pé porque tem a humildade de sucumbir à dobra. A figueira quis enfrentar o vento. Se você tiver a grandeza e humildade dessa planta, você experimentará paz interior e vitória. Portanto, seja como o bambu. Ser como o bambu significa tomar como exemplo suas características, o que pode nos ajudar a desenvolver dois aspectos básicos para superar com sucesso qualquer adversidade: resistência e flexibilidade.


 Escolha e pratique a resiliência e a flexibilidade

Existe uma relação entre os desafios que enfrentamos todos os dias e a resiliência do bambu, e tudo começa com o plantio de sementes. Depois de plantado, nada será visto por cinco anos, porque todo o crescimento é subterrâneo. Embora invisível a olho nu, a enorme estrutura da raiz fibrosa se estende vertical e horizontalmente por toda a terra. Na nossa vida pessoal, profissional e espiritual,  muitas coisas são iguais ao bambu: você trabalha, investe tempo, energia e dá o seu melhor para alimentar o seu próprio crescimento, mas mesmo assim, às vezes você passa semanas, meses ou até anos e diz: Não consigo ver nada!  Porém, se tivermos paciência para continuar trabalhando, perseverando e nutrindo, então seu quinto ano virá e com ele virá o crescimento e a mudança.


 O que parece fraco, pode ser forte 


Deve-se ter cuidado para não subestimar ninguém, incluindo os outros e nós mesmos, com base apenas nas velhas ideias dos fracos e fortes. Você não precisa ser grande e durão. Acredite na sua própria força, levante-se e saiba que você é forte o suficiente. Lembre-se: luz, abertura, transparência, bondade, cooperação, humildade, compaixão e fé têm poder.


Dobrar sem quebrar 


Uma das coisas mais impressionantes sobre o bambu é sua capacidade de se equilibrar com a brisa. Nesta aventura, uma envergadura suave é um símbolo de humildade. A base do bambu é forte, mas ele se moverá e oscilará harmoniosamente com o vento e nunca lutará contra ele. Mesmo com o vento mais forte, o bambu ainda é forte e alto. Essa atitude "indomável" é um dos segredos do sucesso. É necessário permanecer humilde na adversidade para permanecer de pé.


Tenha uma base sólida, mas seja flexível 


O bambu é conhecido por sua incrível flexibilidade. Essa flexibilidade pode ser parcialmente devido à estrutura complexa das raízes do bambu que podem permanecer estáveis ​​no solo ao redor da floresta. A causa da raiz bem fixa é importante, mas em um mundo volátil e em constante mudança, é importante ser flexível para várias situações, mas não perder suas raízes, que no caso são os seus valores espirituais e agir com ética em tudo que estiver em suas mãos para fazer.


Seja paciente 


Vivemos em uma sociedade alérgica à paciência. Estamos acostumados com o imediatismo, precisamos de soluções rápidas e muitas vezes esquecemos que nosso corpo precisa de tempo para se recuperar e rejuvenescer em tempos difíceis. Ser como o bambu significa ser paciente. Você deve ter paciência com o crescimento pessoal, profissional e espiritual, assim como o bambu foi preparado por muitos anos antes de brotar, temos que ter paciência para que a semente cresça até chegar ao ponto certo para dar frutos em todos os campos da vida.


Sempre pronto 

O mestre do Aikido Sottani Kenzo disse: "Como o bambu, os guerreiros estão sempre prontos para agir." Em qualquer atividade profissional, pessoal e espiritual, somente através de uma boa formação, treinamento e prática, podemos desenvolver um estado de prontidão à nossa maneira.


O galhos em ser podado

O bambu não tem galhos, assim é nossa vida temos que cortar os galhos, são as coisas ruins que alimentamos, como mágoas, orgulhos, egoísmo, por isso não deixamos as pessoas perto de nós, pois muitas vezes nos achamos perfeitos e não queremos lidar com os defeitos dos outro, temos que ter a consciência da nossa imperfeição para perdoar os outros, assim como somos perdoados por Deus.

 

Raízes profundas

Nossa vida tem que ter raízes saradas, curadas de dores passadas, assim podermos ter um crescimento saudável com as pessoas e com Deus, se permitir ser curados, pois só podemos dar o que temos,  por outro lado, pessoas saradas emocionalmente produzem curas.


Encontre sabedoria no nada 


Disseram que, para aprender, o primeiro passo é se livrar dos nossos preconceitos: não dá para encher um copo que já está cheio. O interior oco do bambu nos lembra que muitas vezes estamos cheios de nós mesmos e de conclusões, portanto não temos outro quarto. A fim de obter conhecimento e sabedoria, devemos estar abertos a coisas novas e novas. Quando você deixa seu preconceito, orgulho e medo irem, você abre suas possibilidades, não esqueça o principal, sua vida espiritual, Deus sempre deve estar em primeiro lugar, pois o criador do mundo e de tudo que nele há, desde o princípio da criação  instituiu no manual do ser humano,  em sua palavra: “Buscai em primeiro lugar o reino de Deus e sua justiça e todas estas coisas (quem precisam) serão vos acrescentadas. Mt.6.33.


O Comprometido gera o seu desenvolvimento.


 O bambu é uma das plantas de crescimento mais rápido do mundo. Não importa quem você seja ou onde esteja hoje, você tem um enorme potencial de crescimento na área que deseja. Às vezes nos sentimos desanimados e pensamos que não somos tão fortes ou bem-sucedidos quanto gostaríamos. No entanto, se você achar que esse tipo de crescimento ou melhoria é insuficiente, não desanime. Se você não desiste, você está crescendo. A velocidade não é sua principal preocupação, mas o progresso será contínuo. 


Saiba como valorizar seus relacionamentos 


Você já viu um bambu? Antes de crescer, ele permitiu que outros nascessem ao seu lado, demonstrando cooperativismo. As relações interpessoais fazem parte do dia a dia de qualquer pessoa, portanto, essas relações devem ocorrer de forma positiva e construtiva. A melhoria de nossas vidas está intimamente relacionada à arte de interagir com as pessoas.

Simplicidade é uma força

Muitas vezes, passamos muito tempo tentando mostrar nossos pontos fortes e talentos, o que acaba complicando as coisas simples. Seja você mesmo e admita suas fraquezas e faça dela uma força impulsionador para atingir o alvo desejado.


Adversidade  fortalece e ensina

O bambu está cheio de "nós", eles são o elo mais forte que se liga haste, o que lhe confere resistência. Por ser oco, se crescer sem nós, pode se quebrar facilmente. Assim nos ensina que as adversidades ou seja os problemas da vida que enfrentamos são na verdade exercícios para sermos mais preparados. Portanto, não peçamos a Deus que desmanche os nossos nós, mas sim que nos dê a sabedoria Dele para compreender a lição que Ele, através de “nós” (problemas), quer nos ensinar.


Sempre se levante

A imagem do bambu coberto de gelo representa a capacidade de se erguer novamente mesmo em face da adversidade. No inverno, a neve pesada dobra a parte de trás do bambu, mas mantém sua resistência. Um dia, a neve ficou tão pesada que começou a cair, e o bambu conseguiu voltar ao seu nível e descartou-a. Apesar da neve pesada em seus ombros, ele ainda tinha o poder de se levantar no final e não parecia ter sido derrotado.


Como o bambu, significa ser resistente à vida. Isso significa aceitar que às vezes as adversidades podem nos fazer crescer exponencialmente, mas enquanto nossa atitude for firme, voltaremos à nossa posição original com maior vitalidade, mais beleza e integridade.


 Desenvolva sua inteligência emocional 


Todas as características do bambu podem ser aprendidas e desenvolvidas. Para tanto, o primeiro passo é dominar nosso próprio conhecimento, pois somente através da compreensão de nós mesmos podemos aprender as emoções básicas de resiliência, paciência, perseverança, flexibilidade, humildade e todas as outras características.

Por fim, a  lição do bambu abrange todos os outros aspectos da nossa vida, ou seja, se formos humildes, devemos mostrar flexibilidade diante das adversidades. Se trabalharmos arduamente para nos unirmos para o bem comum; de forma inabalável, aprofundarmos nosso alicerce nas crenças sagradas e mantermos nosso crescimento como o objetivo principal, nos tornaremos cada vez mais fortes e seremos capazes de deixar ir o que não acrescenta  para que  busquemos mais o mais alto A verdade  mais elevada: Deus.


Porque todo filho de Deus tem o poder para mudar o mundo em si mesmo e das pessoas do seu círculo de amizade e familiar, acredite em si mesmo e  na sabedoria infinita que tem poder através do você.


Acredita que pode, você tem razão, porque o que ligar na terra será ligado no céu.


Sorria, ria e brinque

Chinês para a palavra "sorrir ou rir": rir. Existem dois pequenos símbolos de bambu ( 笑う ou ) na parte superior.


Diz-se que o bambu tem uma forte ligação com o riso, talvez porque as folhas do bambu possam fazer sons em dias de vento. Se você usar a imaginação, soa um pouco como o riso da floresta, uma voz calma. O próprio bambu também está associado a jogos tradicionais, pipas japonesas e artesanato.


Sabemos intuitivamente a importância de sorrir, rir e brincar, e a ciência moderna agora prova que esses elementos desempenham um papel vital em nossa saúde física e mental.


A vida é extraordinária, não há um só caminho, há caminhos novos, desfrute dos horizontes, abra a vida para caminhos diferentes e inovadores,  fomos feitos para crescer e dar algo novo para o mundo, então sorria do que ficou para trás e siga em frente com um belo sorriso que aformoseia o rosto.


Nossa missão é submeter ao processo de crescimento diariamente, o treinamento nunca para, precisamos ter valores definidos, técnicas e colocar em prática para melhorar o mundo, integrando as pessoas ao seus devido valores e mostrá=las sua verdadeira missão em sua breve passagem pela vida, sempre conscientizando de que o amor é a maior força que pode fazer a revolução na natureza e no mundo material e espiritual.


Quando elevamos os padrões para sabermos da importância de quem somos, do valor que temos, encaramos com naturalidade os medos que são provocados para nos paralisar, assim que  nos prontificamos a enfrentar todos os nossos medos e jogamos com eles para o processo de uma verdadeira revolução em nosso entorno.


O cérebro aprende o tempo todo, por isso está procurando coisas para nos proteger, uma vez que é seguro, paramos de novo, então temos que ter aquela sensação do leão atrás de sua caça, estar sempre atrás do alimento, senão nos acomodamos em um ambiente de conforto e fatalmente não evoluímos, então nada de comodismo, vamos valorizar cada minuto de nossa vida para no final da jornada, dizer: Valeu a pena!!


Temos que parar todos os dias e agradecer por nosso coração ainda está pulsando, agradecer e continuar agradecendo por todos os momentos desfrutando da jornada da vida, descobrindo novos amigos, novo você, novo minuto,  curta o show da vida!  faça da sua vida uma obra prima.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mulher Virtuosa é Forte em Deus